Felicity
  • home
  • QUEM SOMOS
    • EQUIPA
    • SOBRE NÓS
  • O que fazemos
    • EDUCAÇÃO ESPECIAL
    • INTERVENÇÃO PRECOCE
    • PSICOLOGIA
    • NEUROPSICOLOGIA
    • TERAPIA DA FALA
    • TERAPIA OCUPACIONAL
    • INTEGRAÇÃO SENSORIAL
    • FISIOTERAPIA
    • ED. FÍSICA ADAPTADA
    • MUSICOTERAPIA
    • APOIO PSICOPEDAGÓGICO
  • BLOGUE
  • Contactos

Terapia Ocupacional - "Estou na escola!" O desenvolvimento dos 6 aos 12 anos

3/1/2013

0 Comentários

 
 Imagem
A partir dos seis anos, e até aos doze, as crianças entram num período designado por Terceira Infância. Outra forma de designar este período é de “anos escolares”: a escola torna-se a experiência central da vida da criança e é um período fulcral para o desenvolvimento a todos os níveis

O crescimento da criança é cada vez mais acentuado: ficam mais altas, mais pesadas e com mais força. No desenvolvimento, é notório o melhor equilíbrio, coordenação, e melhor precisão de movimentos, que vai permitir que sejam mais eficazes nos desportos e que segurem melhor no lápis ao pintar e a escrever.

A partir dos seis anos aplicam os conhecimentos de um modo cada vez mais efectivo, que se vai notar também no aumento de complexidade dos currículos escolares. O raciocínio lógico é também cada vez mais eficaz, ou seja conseguem partir de premissas para conclusões, por exemplo: “Todos os cães ladram. O Pintas é um cão. O Pintas ladra”. Também, a partir dos seis anos, fazem juízos sobre causa/efeito, compreendem a relação entre o todo e as suas partes e têm melhor organização das sequências lógicas das acções. Outra característica que podemos observar é a capacidade de aprendizagem de cada vez mais habilidades e conceitos. Começam também a operar com números e sucessivamente vão apreendendo conceitos da matemática. Aprendem também a usar estratégias de memorização e, a partir dos oito anos, já são capazes de memorizar o caminho para casa e perceber o tempo que demora. Ao nível emocional também ficam mais maduros: começam a ter melhor compreensão das emoções e a reconhecer os sentimentos dos outros. Escolhem um amigo especial, com interesses comuns, e exploram as relações com outras crianças através da partilha e inter-ajuda. Desenvolvem a moralidade, que inicialmente é muito rígida e egocêntrica, mas que se vai flexibilizando ao longo do tempo, começando a criar o seu próprio código moral.

A entrada e permanência na escola é o marco essencial neste período. A transição pode ser um momento stressante, porque passam a existir regras muito mais estruturadas do que anteriormente, e há maior responsabilidade. A avaliação e o desempenho que têm na escola assume grande importância, e espera-se que a criança seja capaz de se auto-regular e controlar. Além disso, a escola vai promover maior autonomia no dia-a-dia. O suporte familiar apresenta um papel muito importante nesta fase de adaptação às novas exigências. Estando na escola a criança vai ser confrontada com desafios, que a vão fazer adquirir competências, desenvolver a vários e níveis e, principalmente, aprender. No entanto, existem situações para as quais se deve estar alerta. Destas, destacamos as dificuldades de aprendizagem e a hiperactividade. As dificuldades de aprendizagem são dificuldades significativas na aquisição e na utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita, e do raciocínio matemático. Como sinais desta situação encontramos: criança inteligente, contudo é irregular na escola; inverte letras (ex: ”d” por “b”) ou números (ex: “6” por “9”), na escrita; esquece-se com frequência; muito distraída; é “trapalhona” a falar; coordena mal os movimentos; é desorientada; sabe muita coisa, mas não aprende a ler; e esforça-se por aprender, mas não consegue.

A hiperactividade e défice de atenção caracteriza-se por um padrão persistente de falta de atenção e/ou impulsividade-hiperactividade. Há falta de atenção aos pormenores e descuido nas tarefas escolares ou noutras actividades, e a criança é agitada e irrequieta. Algumas das características que podemos encontrar são: parece não ouvir quando se fala directamente com ela, distrai-se facilmente com estímulos irrelevantes; movimenta excessivamente as mãos e os pés; levanta-se quando deveria estar sentado; corre ou salta excessivamente em situações em que é inadequado fazê-lo; e tem dificuldade em esperar pela sua vez. É importante referir que estes sinais devem ser avaliados por um profissional especializado, para se poder tirar conclusões sobre as dificuldades da criança.

Este é um período muito importante no desenvolvimento e a cada passo estão mais próximos da vida adulta. No próximo artigo, iremos abordar o desenvolvimento do adolescente.

Magda Lomba , Terapeuta Ocupacional e Directora Técnica da Felicity.

A Felicity – Terapias de Reabilitação e de Re-educação, dispõe de serviços personalizados e especializados num conceito de equipa transdisciplinar, onde integra as áreas de Fisioterapia, Psicologia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. 

Os serviços efectuam-se no distrito do Porto e de Lisboa, em residências particulares, instituições educativas e de saúde, lares da 3ª idade, centros de dia, associações, empresas e outros.
 www.felicity.com.pt

0 Comentários



Enviar uma resposta.

    View my profile on LinkedIn

    Felicity

    Terapias de Reabilitação
    e de Reeducação.

    Arquivo

    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Janeiro 2018
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Dezembro 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Janeiro 2013

    Categorias

    Todos
    Autismo
    Dificuldades De Aprendizagem
    Dislexia
    Educação Especial
    Educação Física Adaptada
    Fisioterapia
    Fisioterapia Pediátrica
    Integração Sensorial
    Intervenção Precoce
    Musicoterapia
    Perturbação Do Desenvolvimento Intelectual
    PHDA
    Psicologia
    Sindrome Do X-Frágil
    Terapaia Da
    Terapia Da Fala
    Terapia Ocupacional
    Terapia Ocupacional

PROTOCOLOS C/ UNIVERSIDADES E INSTITUTOS SUPERIORES
Imagem
PROTOCOLOS c/ SISTEMAS DE SAÚDE PRIVADOS E OUTROS
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

​Copyright © FELICITY.pt 2009-2019 |  Todos os direitos reservados.​
  • home
  • QUEM SOMOS
    • EQUIPA
    • SOBRE NÓS
  • O que fazemos
    • EDUCAÇÃO ESPECIAL
    • INTERVENÇÃO PRECOCE
    • PSICOLOGIA
    • NEUROPSICOLOGIA
    • TERAPIA DA FALA
    • TERAPIA OCUPACIONAL
    • INTEGRAÇÃO SENSORIAL
    • FISIOTERAPIA
    • ED. FÍSICA ADAPTADA
    • MUSICOTERAPIA
    • APOIO PSICOPEDAGÓGICO
  • BLOGUE
  • Contactos