OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL PARA A CONSCIENCIALIZAÇÃO DA PHDA O impacto dos sintomas da PHDA na vida das crianças e dos adolescentes, assim como nas suas famílias e professores, tem vindo a motivar o aumento de investigação científica sobre as práticas que melhor se adequam e mais resultados produzem. Considera-se primordial para uma intervenção com sucesso junto da criança e do adolescente, uma abordagem abrangente compreensiva e colaborativa, com tratamento multimodal focada na escola e na família. A Felicity tem vindo a comprometer-se com as famílias e os professores, numa abordagem Psicoeducativa para conhecimento e análise de estratégias promotoras de boas práticas nos diferentes contextos, tendo por base as mais recentes orientações para a prática na PHDA e as medidas educativas apresentadas no Decreto-Lei 54/2018. A apresentação e discussão de casos práticos do dia a dia dos professores, tem vindo a abrir espaço para a reflexão sobre as dificuldades reais que estes professores apresentam perante os sintomas dos seus alunos com PHDA, com inerente análise e aplicação de estratégias que melhor se adequam. A Felicity disponibiliza-se para ajudar... pergunte-nos como! Também recomendamos a leitura do artigo Os desafios da criança com PHDA, no 1º Ciclo EB publicado pela nossa Docente de Educação Especial, na revista Educação Inclusiva (vol.9 /nº1 de julho de 2018) da Pró-Inclusão (Associação de Docentes de Educação Especial): "...De acordo com a DSM-5 [3], a PHDA começa na infância e caracteriza-se por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, com impacto significativo no funcionamento ou no desenvolvimento. Assim, na característica de desatenção, a criança depara-se com a ausência de persistência e fácil divagação nas tarefas, e ainda com a dificuldade de concentração e de organização. Já a agitação motora excessiva e desadequada define a sua hiperatividade. Na impulsividade, a criança tende a provocar situações de elevado potencial de se prejudicar a ela própria (ao ponto de poder colocar a sua vida em risco), devido a tomadas de decisão precipitadas, no próprio momento e sem premeditação. Esta característica, pode ainda definir-se pela dificuldade em adiar a gratificação e em solicitar e interromper os outros excessivamente..." (Pinto E., 2018) A Felicity disponibiliza-se para mais informações... faça-nos perguntas! Contactos: geral@felicity.com.pt | (+351) 917 025 951 ou 915 982 924 | www.felicity.pt
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O Decreto-Lei 54/2018, estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva. A Felicity disponibiliza-se para ajudar a esclarecer dúvidas e responder a perguntas de pais e professores, resultantes das mudanças anunciadas neste novo documento. |
decreto_lei_54_2018.pdf | |
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O pré-escolar está a terminar… e agora? Educação Inclusiva apoio na transição para o 1º ciclo eb.
16/6/2018
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