A EQUIPA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Elisabete Pinto
|
Docente de Educação Especial, com intervenção em contexto escolar e investigação em Transição para o 1º Ciclo EB na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e na Perturbação do Espectro do Autismo. Pós-graduada em Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School. Certificada em Teacch Autism Program, pela Faculdade de Medicina da Univ. da Carolina do Norte. Curso Teórico-prático de Autismo – do diagnóstico e intervenção precoce à vida adulta, pelo Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra (HP-CHUC). Especializada em Perturbações da Comunicação e Surdez, pelo Instituto Superior da Maia. Licenciada em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Assume, também, funções de Direção Técnica. |
PSICOLOGIA
Maria João Matos
|
Psicóloga com prática clínica na avaliação psicológica e intervenção com crianças, adolescentes e famílias, e na intervenção em contexto escolar com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Licenciada em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior da Maia. Pós-Graduada em Intervenção Precoce e em Psicologia do Desenvolvimento. Especializada em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar - Norte (a frequentar supervisão clínica). Especialista na área da Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Curso Teórico-prático de Autismo – do diagnóstico e intervenção precoce à vida adulta, pelo Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra (HP-CHUC). Terapeuta EMDR.
Assume, também, funções de Coordenação Técnica da Equipa de Intervenção Precoce. |
Diana Sousa
|
Mestre em Psicologia Clinica e da Saúde pela Universidade do Minho com tese de Mestrado sobre “Representação da vinculação, qualidade do discurso e interação pai-criança e referência a estados mentais: Relação com a teoria da mente da criança”. Formação certificada para a aplicação clínica das Escalas do Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths e do instrumento de diagnóstico “Autism Diagnostic Observational Schedule (ADOS) 2”. Formação na avaliação e intervenção em crianças com Dislexia.
Experiência profissional no acompanhamento de crianças e adolescentes, individualmente e em grupo, em clínica e em contexto escolar ou domiciliário. Especial foco na intervenção precoce e psicoeducacional em crianças com alterações no desenvolvimento, nomeadamente perturbações do Espetro do Autismo, e com dificuldades de aprendizagem. |
Jordana Azevedo
|
Psicóloga Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto com experiência em intervenção junto de crianças e jovens a nível individual e em grupo, apoio em contexto escolar e domiciliar nas Perturbações do Desenvolvimento, especificamente nas Perturbações do Espetro do Autismo. Prática profissional também em temáticas como: Dificuldades de Aprendizagem, Perturbação da Hiperatividade e Défice da Atenção, Perturbações de humor, Perturbações da Ansiedade, entre outras.
|
Marta Pinho
|
Psicóloga, licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Social, Comunitária e das Organizações pela Universidade do Minho. Pós-graduada em Neuropsicologia Educacional.
Experiência profissional com crianças e adolescentes em contexto clínico, educacional e domiciliário em problemáticas como Perturbações de Ansiedade, Perturbações de Humor, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, Dificuldades de Aprendizagem, Perturbações do Espetro do Autismo, entre outras. |
Patrícia Silvestre
|
Psicóloga com prática em intervenção individual e em grupo nas perturbações de desenvolvimento, mais especificamente nas Perturbações do Espetro do Autismo, bem como em Intervenção em crianças e jovens com perturbações clínicas tais como: perturbação de ansiedade, hiperatividade, défice de atenção, perturbações de aprendizagem, recusa escolar, entre outras.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com tese de Mestrado sobre os “Conhecimentos e atitudes de pais e educadoras de infância sobre as Perturbações do Espetro do Autismo”. |
Rita Matos
|
Neuropsicóloga e Terapeuta Familiar, licenciada em Psicologia (Pré-Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde), Universidade do Minho. Curso Introdução à Medicina Legal (CRIAP). Mestrado de Psicologia do Trabalho e das Organizações (Universidade do Minho). Dupla Pós-Graduação em Neuropsicologia: Avaliação e Reabilitação (INSPSIC). Curso de Terapeuta Familiar e do Casal (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Porto)
|
Sofia Rodrigues
|
Doutoramento em Psicologia na área de Orientação Vocacional ao Longo da Vida. Licenciatura e Mestrado na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos com equivalência à psicologia clínica. Com Especialidade em Educação, Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, Psicologia Comunitária e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Experiência na área escolar com crianças e jovens, trabalho social, gestão de projetos, gravidez e primeira infância, desenvolvimento pessoal, vocacional, social, crítico e criativo de jovens e adultos e consultoria. Participações e Publicações Científicas em Temas como: Arte Cinematográfica, Psicologia e Orientação Vocacional; Controlo Sociopolítico para adolescentes: Consciência Crítica e Empoderamento.
|
TERAPIA DA FALA
Terapeuta da Fala licenciada pela Universidade Fernando Pessoa, no ano de 2007, com prática clínica nas áreas de fala e linguagem, maioritariamente na criança mas, também, em jovens e adultos.
Com experiencia profissional no acompanhamento (avaliação e intervenção) das mais variadas perturbações da fala (perturbações articulatórias, disartrias…), perturbações da leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, afasia e atraso no desenvolvimento da fala e linguagem. |
Ana Meireles
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, a exercer funções com crianças e adultos com Atraso do desenvolvimento de linguagem, Perturbação articulatória e/ou fonológica, Perturbação especifica da linguagem, Perturbação da comunicação, Perturbações adquiridas da linguagem (Afasia), Perturbações motoras da fala (Disartria e Apraxia), Perturbações da voz (Disfonia), entre outras. Realizou formação ao nível do instrumento ALPE e participou no workshop “Como lidar com o autismo em contexto clínico”. Conta com experiência de intervenção ao nível do doenças raras.
|
Ana Magalhães
Catarina Lorga
|
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, e exercer a sua prática na área da Pediatria, maioritariamente com Perturbações do Desenvolvimento, como a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Realizou formação ao nível da PEA (Curso de Intervenção Psicoeducacional nas PEA), é pós-graduada em Motricidade Orofacial, pelo EPAP e frequenta o mestrado de Linguagem da Criança. Fez também formação na área de alimentação e intervenção centrada na família.
|
Juliana Dias
|
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias do Porto. Pós-graduada em Terapia da Fala em Contextos de Saúde: Interface Voz/Motricidade/Deglutição. Mestranda em Comunicação Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a desenvolver um projeto intitulado: "Using a booklet to give information in patients with neurological dysphagia – the impact on satisfaction with communication and on psycho-emotional aspects”. Formação em Terapia Miofuncional, Eletroestimulação aplicada à Terapia da Fala e em intervenção nas perturbações alimentares. Membro do EACH: International Association for Communication in Healthcare e da Sociedade Portuguesa de Competência de Comunicação Clínica.
|
Rita Mendes
|
Com prática clínica e escolar na prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações da comunicação, linguagem e fala numa vertente interdisciplinar, trabalhando diretamente com pais/principais cuidadores, educadores e/ou professores, e outros profissionais. Licenciada em Terapêutica da Fala pela Universidade Fernando Pessoa (UFP) e mestranda em Terapêutica da Fala - Ramo Linguagem na Criança. Pós-graduada em Comunicação Aumentativa e Alternativa da infância à idade adulta pelo Instituto CRIAP e Pós-graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP. Realizou formação em: Makaton (Programa de linguagem e vocabulário), Modelo Dir Floortime (nível I e II), PECS e Modelo Teacch.
|
Soraia Algarinhho
|
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto desde 2015. Experiência em crianças e adolescentes com difierente problemáticas nomeadamente ao nível da Perturbação Articulatória/Fonética, Perturbação da Linguagem, Pertubação da Leitura e Escrita, Atraso no desenvolvimento da Linguagem, entre outras.
Tem também uma outra licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa pela Escola Superior de educação do Porto. |
TERAPIA OCUPACIONAL E INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Ana Araújo
|
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologias da saúde do Porto. Especialização em Integração Sensorial com Pós-graduação em Integração Sensorial pela 7senses e Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. Especificação da abordagem de Integração Sensorial na intervenção no Espectro do Autismo, alimentação e intervenção em Integração Sensorial através do brincar.
Experiência profissional nas Perturbações de Desenvolvimento da Criança e Perturbações da Aprendizagem. |
Andreia Mendes
|
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, com prática na área da pediatria em contexto clínico e escolar, com crianças com atraso global do desenvolvimento, perturbação do espectro do autismo, hiperatividade e défice de atenção, disfunções do processamento sensorial, descoordenação motora, disgrafia, entre outras. Especializada em Integração Sensorial, pela 7Senses e Universidade da Califórnia do Sul. Com formação em "Alimentação na Integração sensorial", "Floortime", "Introdução ao conceito de Bobath em pediatria" e "Dificuldades na escrita manual". Mestrado em Terapia Ocupacional com especialização na área de Reabilitação Física.
|
Juliana Costa
|
Licenciada em Terapia da Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Pós-Graduada em Integração Sensorial – 2ª Ed. pela CESPU / 7Senses & University of Southern California//Western Psychological Services (WPS).
Experiência em avaliação e intervenção com crianças/jovens em contexto clínico e escolar, com diagnósticos de Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação Específica da Aprendizagem, Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, Atraso Global do Desenvolvimento, Disfunções de Integração Sensorial, Dificuldades de Aprendizagem, diversos síndromes específicos, entre outros. Docente do Instituto CRIAP na “Especialização Avançada em Terapia Ocupacional na Reabilitação da Infância à Adolescência” e no “Curso de Integração Sensorial da Infância à Idade Adulta”. |
Marisa Vieira
|
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Porto. Pós-graduada em Integração Sensorial pela Seven Senses e Universidade da Califórnia do Sul. Atualmente frequenta o mestrado em Educação Especial- Multideficiência e Problemas de Cognição pela Escola Superior de Educação do Porto. Formação profissional em “Dificuldades na Escrita Manual”, “Equitação Terapêutica”, entre outras. Com prática clínica e escolar na avaliação e intervenção de crianças com necessidades adicionais de suporte e diagnósticos de perturbação do espectro do autismo, atraso global de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, disfunção de integração sensorial, entre outros.
|
Rafaela Viana
|
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS-CESPU-IPSN). Pós-graduada em Integração Sensorial pela CESPU, em parceria c/ Associação 7senses e o Dep. de Ciência Ocupacional e T. Ocupacional da Univ. da Califórnia do Sul/Western Psychological Services (WPS). Realizou vários cursos de formação pela 7senses: “Integração Sensorial na Alimentação”, “Terapia Ocupacional, Integração Sensorial no Autismo”, “BabySense – supporting infant and child development through sensory integration” e “Ideaçao e Práxis”. Certificada em DIR/Floortime, nível 201, p/ ICDL e ARCIL, TEACCH e Picture Exchange Communication System (PECS). Desenvolver a sua atividade em contexto de clínica, c/ crianças com perturbações do desenvolvimento, nomeadamente, Perturbação do Espectro do Autismo, Atraso Global de Desenvolvimento, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, entre outras.
|
FISIOTERAPIA
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa – CESPU e com Mestrado em Condições Músculo-Esqueléticas obtido na Faculdade de Ciências Médicas e Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa; e a Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal. Realizou vários cursos de formação, onde se destacam o Certificado de Terapia Manual Ortopédica (Manual Concepts®) e o Certified Mulligan Practitioner (C.M.P), sendo um executante certificado desta reconhecida técnica de terapia manual. Para além disso, realizou diversas formações na área da terapia manual, dor crónica, conceito de Bobath® e exercício clínico.
|
Vítor Rocha
MUSICOTERAPIA
Musicoterapeuta com trabalho clínico realizado com crianças, jovens e adultos com Perturbações do Espetro do Autismo e Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, adotando uma perspetiva humanista na intervenção terapêutica. A nível académico, concluiu o Mestrado em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa e a Licenciatura em Educação Musical na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
Rita Ponces